Torne o seu negócio mais tecnológico

Como deixar sua empresa mais tecnológica

A tecnologia que fervilhou nas últimas décadas revolucionou a maneira de se comunicar, pensar e até de se viver. É muito comum você se deparar com inúmeras ferramentas e utilidades antes até indispensáveis, e que podem ajudar no seu dia a dia e até nos seus negócios.

O futuro se aproxima e as novas tecnologias podem fazer muito pela sua empresa. Ao menos, essa é a expectativa a partir de inovações já conhecidas, mas que muito ainda tem para qualificar os negócios. Nesse post vou mostrar para vocês 5 delas: Big data, Impressão 3D, Drones, Cloud Computing e Internet das coisas. Ficou curioso (a) para saber mais sobre essas tecnologias? Então, continue me acompanhando!

Big data

A evolução desse setor é tão brutal que não é possível mensurar ainda todas as suas possibilidades. O que se sabe sobre Big data até o momento é que ele reúne informações públicas sobre aqueles que negociam em alta velocidade, volume e variedade (esses são os três Vs que marcam a ferramenta). Tudo aquilo que está disponível online e que é útil e relevante para sua empresa é “variado” e agrupado em um big data.

Hoje, seu uso é mais comum em estratégia de marketing e vendas, principalmente focando na fidelização de clientes.

Impressora 3d
Impressora 3d

Impressão 3D

A primeira impressora 3D é da década de 80, época que ela ainda era limitada pelo custo e pela própria tecnologia. Passando os 30 anos, ninguém sabe ao certo até onde vai a sua contribuição à industria. Há diversos usos esperados a partir do aparelho, desde peças de roupas até casa inteiras. Como os materiais utilizados para impressão podem ser fortes e resistentes, muitos objetos domésticos podem ser criados e negociados a partir daí. Hoje em dia a tecnologia, já é usada em empresas que adotam o pensamento de uma startup (testas e lapidar antes de lançar). Dessa forma, a impressão 3D aparece mais em protótipos, construídos em menor tempo, com o equipamento possibilitando qualificar muito o projeto final.

Drones

Nos próximos anos, o uso de drones (veículos aéreos não tripulados) tendem a crescer em empresas de monitoramento de pragas na agricultura e ao levantamento topográfico em mineradoras. Hoje em dia esse recurso é praticamente restrita às grandes empresas, mas em breve, é esperado pelo mercado uma redução no custo que viabilize adoção em pequenas empresas. Eficiência, precisão e economia são algumas das razões para a maior aposta dos robôs voadores. Discussões éticas e morais à parte quanto à substituição da mão de obra humana, é esperado que o mercado de trabalho passe por uma verdadeira revolução nos próximos anos, devido ao ingresso intensivo de drones nas empresas.

Cloud computing

Cloud computing significa armazenamento de informações na nuvem, com acesso online. O novo fato a respeito dessa tecnologia vem das perspectivas quanto ao seu uso futuro na empresa. A escalada digital talvez atinja o seu ápice a partir da revolução prometida pela nova cloud computing. E para entender como a sua empresa poderá se beneficiar disso e não acabar atrás dos concorrentes, vale a pena ficar ligado.

Internet das coisas
Internet das coisas

Internet das coisas

A internet das coisas tem seu futuro diretamente relacionado com à computação na nuvem, sobre a qual acabei de destacar acima. Como ela se refere ao controle inteligente de bens móveis e imóveis, usar a nuvem para o armazenamento dos dados vira uma necessidade. Em um processo considerado irreversível de digitalização dos negócios, as grandes demandas de estrutura física, com os datas centers, deixam de existir.

E no digital, o pequeno empreendedor vê seus custos reduzidos a ponto de ousar competir em condições muito próximas com o grande empresário. Esse é um mercado ainda novo, no qual pouco se sabe sobre o perfil do cliente, modelos de negócios e capacidade de fornecedores, por exemplo. Mas os crescentes investimentos na área são um sinal de que, em breve, investir em Internet das Coisas será acessível e rentável para empresas de qualquer porte.

É isso ai galera! Chegamos ao final desse post, e espero que vocês tenham tirado todas as dúvidas que vocês tinham em relação de como deixar sua empresa mais tecnológica, e por isso deixei esse post da forma mais explicada o possível para que nenhuma dúvida sobre esse assunto volte a aparecer, e é claro, espero que vocês tenham gostado. Até breve!

Você pode gostar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *