Plano de negócios para comecar o seu

Como abrir seu próprio negócio

Está querendo abrir seu próprio negócio e não sabe por onde começar? Está à procura por idéias de como abri-lo? Neste post mostrarei como começar seu negócio, mesmo que você esteja com pouco dinheiro! Mas, primeiramente, você deverá pesquisar qual o tipo de negócio será interessante para a região que você desejar trabalhar. A partir desse ponto, é possível começar a tomar outras providências para dar seguimento ao início de sua empresa. Se você deseja começar um negócio você chegou ao lugar certo, pois criei esse passo a passo mostrando tudo que é necessário para abrir um negócio de sucesso.

Defina metas e objetivos

Antes de voar alto, é preciso começar do começo, pois toda ide

ia que surge, deve ser desenvolvida antes que qualquer decisão seja tomada. A primeira pergunta que deve se feita é: “o que quero alcançar?”. É essencial que você defina metas desde o princípio, mas vale ressaltar, que é preciso revisá-la de vez em quando, pois, são elas que colocaram você de volta aos trilhos, caso ache, que esteja perdendo o foco.

Planeje o seu negócio
Planeje o seu negócio

Nesse momento você deverá ser criativo e ambicioso, mas sempre mantendo uma visão geral prática e realista. Parece difícil? Infelizmente sim! É difícil! Existem pequenos negócios, que traçam metas irreais, sendo assim, impossível cumprir os objetivos e acabam deixando seus investidores decepcionados. É fundamental verificar se as metas que você definiu são muito exageradas, e repensar se não seria melhor alcançar algo mais simples, pois, assim você irá subindo os degraus pouco a pouco, fazendo com que você tenha um início bem sucedido.

Faça uma pesquisa de mercado

É bastante importante que você pesquise o mercado no qual está penetrando. Por mais serio que isso possa parecer, é provável que você já tenha um interesse por esse ramo de negócios, pois esse processo trará bastante aprendizado, além de ser interessante e divertido. Aprenda o máximo que você conseguir sobre o mercado, antes de colocar a mão na massa. Se necessário faça cursos, leia livros, assista ou ouça entrevista com profissionais que são referência no ramo. Após conhecer o mercado com a palma de sua mão, chegou a hora de conhecer outro elemento de suma importância: seu cliente. Se tratando desse assunto, você deve ter uma idéia de como é seu público alvo. Infelizmente existe alguém, em algum lugar, fazendo o que você faz.

O segredo é conhecer a concorrência, como eles trabalham, quais são os diferenciais deles. Pois, aos olhos do cliente, se seu serviço for parecido com o da concorrência, pode ser que ele prefira a outra empresa por ser mais antiga e mais estabelecida.

Encare a burocracia

Essa é a parte menos interessante, e mais enfadonha. Nada é mais chato, do que navegar pela teia da burocracia. Quando abrimos um negócio, precisamos saber se todos os seus aspectos são legais. O tipo de registro da empresa e o regime fiscal são decisões que devem ser tomadas junto com especialistas, sendo eles, advogados e contadores. Além disso, é necessário dar entrada nos pedidos, para receber todas as autorizações necessárias que vocês precisam para abrir as portas. O número exato de pedidos, autorizações, carimbos e papeladas, varia de acordo com o local, o tipo de serviço e produtos que deseja oferecer.

Crie seu logo e sua marca

Você deverá pensar bem, e acertar em cheio no seu logo, pois será um dos aspectos mais lembrados de seu negócio. São parte integral do processo de como criar sua marca: O slogan, a paleta de cores de seu site, seus cartões de visita e demais itens da identidade visual, elementos como cores e fontes, literalmente falam mais alto que as próprias palavras, com opções que podem ser usadas em redes sociais, sites e nos materiais publicitários.

Como abrir um negócios
Como abrir um negócios

Atraia atenção para seu negócio nas redes sociais

Como expor o meu negócio para mais pessoas ainda? Chegou a hora de utilizar as redes sociais como uma ferramenta que ajudará bastante em relação a esse requisito. Aqui vão algumas dicas sobre as redes sociais:

  • Facebook: É a maior rede social do mundo. Organize eventos transmitidos ao vivo para atrair a atenção e leve os espectadores para uma viagem pela estrutura interna do negócio.
  • Instagram: Com mais de 25 milhões de perfis de negócios ativos na plataforma, o instagram se tornou quase obrigatório para a maioria dos empreendedores. É uma rede social para os olhos, pois permite que você conte sua história de forma visual.
  • Twitter: É mais um fluxo de pensamentos, do que uma rede social, ainda assim, continua sendo uma ótima opção. Crie sua própria “hashtag” para seus seguidores acompanharem cada passo da sua marca.

Mais uma dica, aliás, mas que uma diva, um conselho. Não tema as novidades, nem tenha medo de errar. Fracassar sabendo que foram esgotadas todas as possibilidades será positivo, basta saber tirar as lições da experiência. São inúmeros os empreendedores de sucesso que tiveram que engolir fracassos para chegar aonde estão hoje, então, não desista, siga em frente de cabeça erguida, porque isso faz parte da aventura que você decidiu mergulhar de cabeça. Até breve!

Você pode gostar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *